top of page
_PDV2921.jpg
_PDV2924.jpg

Misteriosa Pintura Mineira
2024 - em andamento

Projeto realizado com recursos da Bolsa de Residência Artística em Artes e Técnicas - Edital LPG 07/2023

Coleção de fotografias realizadas a partir de visitas a sítios arqueológicos que contém pinturas rupestres ao longo de uma das regiões mais ricas em registros deste tipo no país.

Investigação imagética sobre a pintura rupestre pré-histórica na região central do Estado, mais precisamente nas regiões da Serra do Cipó - APA Morro da Pedreira, e APA Carste de Lagoa Santa. Patrimônio que apesar de toda a sua riqueza e importância cultural e histórica para o nosso conhecimento ancestral e formação de nossa identidade cultural, ainda é pouco conhecido e valorizado.

 

Este ensaio busca emocionar através da imagem e trazer o público para este ambiente, e dar pistas para entender a importância de seu conhecimento e preservação para o desenvolvimento de nossa tardia e colonizada identidade cultural.

 

 

Helena David (1955-2010).

Nascida em Pará de Minas, viveu e trabalhou em Belo Horizonte, onde formou-se em programação visual na Fuma - Uemg. Especializou-se em conservação e restauro pelo Cecor - UFMG, área em que trabalhou intensivamente, na restauração de pinturas do período Barroco Mineiro, como o forro da igreja de São Fancisco de Assis, do mestre Athaíde, em Outro Preto, e telas de pintores modernistas, como Guignard e Di Cavalcanti.

Movida pela incessante necessidade de mudanças e novos desafios, tornou-se espeleóloga pelo Grupo Bambuí, onde passou a relacionar-se intimamente com as pinturas rupestres, muito presentes nas entradas das cavernas que estudava.

Após estágio no Museu de História Natural da UFMG, empreendeu nova pós graduação, desta vez o mestrado em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Para seu projeto de mestrado inicia ampla pesquisa sobre a situação das pinturas rupestres do Abrigo Norte da Gruta do Janelão, no Vale do Peruaçu, Norte de Minas, e possíveis técnicas para sua conservação. Um estudo que alia arte, arqueologia, química e física, empreende diversas viagens ao Norte de Minas, para fotografar os painéis, realizar diversos tipos de medições e recolher minúsculas amostras de pinturas, que serão posteriormente analisadas à exaustão em diferentes tipos de microscópios e equipamentos hi-tec. Defende sua dissertação em 2001, e no ano seguinte, aplica os resultados de sua pesquisa em projeto de restauração das pinturas rupestres da Gruta do Ballet, em Pedro Leopoldo - MG. O projeto foi executado em 2002, e a Gruta foi aberta para a visitação. 

No ano de 2003, teve se projeto de doutorado em conservação de pinturas rupestres aprovado pela Universidade Politécnica de Valencia, Espanha, e financiado pela Capes. Este novo desafio retoma a continuidade de suas pesquisas no Vale do Peruaçu, e consistiu em investigar os possíveis aglutinantes utilizados pelos autores das pinturas rupestres do abrigo norte da Gruta do Janelão. Entre diversas experiências em campo e horas de laboratório, que incluíram uma viagens no tempo, em aceleradores de envelhecimento, para simular a ação do tempo em diversos materiais, concluiu com sucesso sua tese, no ano de 2008.

Em 2009, após retornar ao Brasil e iniciar o planejamento de inúmeras possibilidades de ação em sítios arqueológicos pelo país, é aprovada em concurso para professora na Escola de Belas Artes da UFMG.

 

Os alunos do Cecor, infelizmente não puderam usufruir de seu enorme conhecimento e energia, pois em meio a intensa luta contra um câncer fulminante, falece em 2010, antes de assumir sua cadeira de professora.

Deixa um filho, que incentivado por toda essa convivência com uma vida intensa, em meio à arte e natureza, passa a desenvolver sues trabalhos em fotografia e questões ambientais.

Este projeto é uma tardia homenagem à minha mãe, Helena.

AMA 2025 ANO MINEIRO DAS  ARTES APLICAÇÃO ALTERNATIVA 2.png

Contrapartida Social

Este projeto promove ações com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual D. Francisca Josina - Serra do Cipó - Santana do Riacho - MG.

As ações concentram-se em palestra sobre história da fotografia e nossa trajetória artística, visita ao sítio arqueológico Lapa da Sucupira, para a realização de fotografias com nossa orientação e edição de imagens para compor uma projeção visual para toda a comunidade escolar.

horizontal_preferencial.png
Ativo 4_4x.png
bottom of page