Campo Cerrado
2021/22
Realização
Ar Puro
Líquens são seres complexos, que surgem de associações mutualísticas entre algas e fungos, que vivem juntos para suportar a escassez de água e o clima extremo.
Outro dado científico sobre estes enigmáticos seres traz a mais forte metáfora para estas imagens: o fato dos líquens, apesar de fortes e resistentes, só proliferarem-se em ambientes que possuem ar puro.
Estas imagens existem para ilustrar este elemento vital, que a cada dia nos faz mais falta.
Se há tantos líquens para serem fotografados, ainda há algum ar puro ao nosso alcance.
Mata
Mata é a busca pela imagem do Cerrado propriemente dito.
Meu desafio é percorrer o bioma e encontrar possibilidades de registrar a natureza em sua plenitude.
Encher completamente o quadro da camera, e as chapas de filme negativo em cores de 10x12 cm com vegetação, evitando ao máximo as intervenções humanas no meio ambiente.
Criar fotografias que possam levar a imagem do Cerrado para fora de seus limites e dar oportunidade ao público de conhecer sua diversidade, plasticidade e sua importância.
Ganhar adeptos à luta contra a extinção deste importante bioma, e com ele, e pela questão ambiental como um todo, pela natureza, à qual pertencemos, ainda que muitos não o saibam.
Troncografia
O Cerrado é marcado pela peculiaridade dos troncos de suas árvores. Retorcidos, com gossas cascas e marcas das intempéries por que passam frequentemente.
Esta série explora as curvas e texturas destes seres, ao mesmo tempo, resistentes e frágeis, que muitas vezes são desvalorizados e derrubados sem misericórdia pela ganância humana.